IPOJUCA FOI O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO TERRITÓRIO ESTRATÉGICO DE SUAPE A TER 100% FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E TRÂNSITO E TRANSPOR

O Relatório de Avaliação Qualitativa do Monitoramento do Território Estratégico de SUAPE - TES, indica que desde 2017 Ipojuca foi o primeiro município do Território a implantar e ter funcionamento pleno de todos os órgãos e funções inerentes ai sistema de Transito e Transportes municipais.

A partir do 2º semestre de 2017 Ipojuca conseguiu alcançar o patamar exigido pelo  Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, o que mantém até hoje ( coleta de dados, controle e análise estatística de trânsito, fiscalização e autuação de transito, educação para o transito e transportes, atuação da Junta Administrativa de Recursos de Infração - JARI, e serviços de Engenharia de tráfego). Em 2018 o Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes também começaram a funcionar plenamente com totalidade das atividades mínimas exigidas pelo órgão federal. Os demais municípios do TES ainda não alcançaram a plenitude.

A gestão do trânsito e transportes é uma atribuição municipal por competência legal desde o advento do Código de Transito Brasileiro – CTB.

Avançando rapidamente nessa área, Ipojuca tem regulamentado seus modais de transporte e em breve, por convênio com o DER-PE, atuará também no disciplinamento do transito nas áreas urbanas das rodovias estaduais que cortam Ipojuca (PE-60, PE-09, PE-38, PE-42, PE-51).