Notícias

AMTTRANS ENTRA NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS



A prefeita do Ipojuca, Célia Sales reuniu, no fim da tarde desta segunda-feira (16), o Comitê Contra o Coronavírus e assinou o Decreto Municipal nº664 que estabelece as medidas preventivas que serão adotadas para reduzir os impactos do Coronavírus no município. Fazem parte do Comitê 10 secretarias: Saúde (presidente do comitê), Educação, Meio Ambiente, Defesa Social, Turismo, Comunicação, Administração, Governo, Infraestrutura e Gabinete.

Até às 19h desta segunda-feira (16) duas pessoas deram entrada nas unidades de saúde do munícipio, uma no domingo (15) e outra nesta segunda-feira (16) com os sintomas semelhantes aos do Coronavírus. Elas passaram por avaliação médica e se encontram em isolamento. A paciente que deu entrada no domingo foi atendida na UPA da PE-60, e é uma mulher de 51 anos, moradora de Ipojuca Centro. Ela contou que teve contato recente com italianos e está em isolamento domiciliar. Já o paciente que deu entrada nesta segunda é um homem de 23 anos, morador de Porto de Galinhas. Ele foi atendido na UPA de Porto e está em isolamento lá até que seja transferido para o Hospital Osvaldo Cruz, no Recife. Nenhum caso, porém, foi confirmado no município até o momento.

“Nossas unidades municipais estão capacitadas para receber os possíveis casos suspeitos e nossos profissionais treinados e preparados para agir com rapidez e realizar todos os procedimentos necessários. Também os profissionais do SAMU estão treinados para promover o transporte para o Recife, que está recebendo os casos mais graves”, informou a prefeita Célia Sales.

Todos os possíveis casos notificados pelos serviços de saúde da Prefeitura, passarão por uma triagem de um médico que classifica como suspeito para o Coronavírus ou descarta. Nos casos suspeitos o paciente poderá ficar em salas de isolamento preparadas nas unidades definidas pela administração (UPA da PE-60, no Centro, UPA de Porto de Galinhas e Hospital Carozita Brito, em Nossa Senhora do Ó), na própria residência do cidadão ou ser encaminhado para o hospital de referência do Recife.

“É preciso que a população se conscientize e adote atitudes que evitem o contágio e a proliferação do Coronavírus, como por exemplo evitar estar em locais com aglomeração de pessoas. Além disso, a população deve reforçar os hábitos de saúde, como constantemente higienizar as mãos e evitar contatos diretos com as pessoas como abraços, beijos e apertos de mão. Também é importante ter cuidado com as notícias falsas e procurar o site e as redes sociais da Prefeitura para se manter informado”, alertou o secretário de Saúde do Ipojuca, Wendel França. De acordo com o secretário de Turismo, Walewsky Lima, foi determinado que toda a cadeia turística deverá passar por uma higienização constante, a exemplo da rede hoteleiras restaurantes, buggys, táxis e carros de aplicativo.

Além das medidas do decreto, a Prefeitura do Ipojuca também já suspendeu, a partir desta quarta-feira (18) as aulas nas escolas públicas municipais e já nesta terça-feira (17), o transporte universitário para os moradores do município que estudam em outras cidades. A formação continuada para os profissionais da educação municipal também foi suspensa. Entre os eventos que já estão cancelados pela Prefeitura estão: o aniversário da cidade, a Festa do padroeiro São José de Gaipió e a Paixão de Cristo do Município.

Confira as principais medidas adotadas pela Prefeitura do Ipojuca para reduzir os impactos da Coronavírus na população do município:

1 – Ficam suspensas as aulas da rede municipal de ensino e da rede privada e das instituições de ensino superior localizadas no âmbito municipal, a partir da próxima quarta-feira (18) de março;

2 – Está suspenso o transporte universitário para as instituições de Ensino Superior em outras cidades a partir do dia 17 de março;

3 – Criação de salas de isolamento provisório nas Unidades Municipais de Saúde;

4 - Ficam suspensos, durante os efeitos do decreto, os eventos de qualquer natureza com público superior a 100 pessoas;

5 - Estão cancelados a Paixão de Cristo, o aniversário da cidade e a festa de São José do Gaipió;

6 – Fica suspensa a Copa Rural 2020;

7 – Ficam suspensas as viagens de servidores municipais a serviço do município do Ipojuca para deslocamento no território nacional ou no exterior, exceto os casos excepcionais autorizados pelo Gabinete. No caso de servidor municipal que retornar de viagem do exterior, deverá o funcionário comunicar imediatamente à Secretaria de Saúde e permanecer em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não apresente qualquer sintoma relacionado ao COVID-19, devendo aguardar orientações da referida secretaria. 

8 – Fica suspenso as provas de vida dos servidores municipais inativos;

9 – Ficam suspensas as férias de todos os profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social, Defesa Social, Guarda Municipal pelo tempo que perdurar o referido decreto.

10 – Fica a administração municipal autorizada a realizar despesas, inclusive com dispensa de licitação, para a contratação de profissionais e pessoas jurídicas, aquisição de medicamentos e outros insumos para o enfrentamento da pandemia no Ipojuca;

11 - Ficam os servidores com mais de 60 anos, exceto os que atuam nos serviços essenciais, autorizados home office;

12 – Fica determinada o maior rigor das higienizações de quartos de hotéis, restaurantes, táxis, buggys, micro ônibus, vans e outros veículos utilizados para o transporte público de passageiros;

13 - As repartições públicas municipais funcionarão em regime especial, com equipe reduzida, encerrando o expediente às 12h, dando prioridade aos serviços essenciais;

 

Em cumprimento às exigências que o momento impõe. A AMTTRANS terá seu expediente administrativo das 08 às 12h, de segunda a sexta-feira, com redução de efetivo, mas sem prejuízo ao atendimento ao usuário.

Ações preventivas e de fiscalização serão intensificadas por equipes com atuação 24h por dia.

 

 
 

Fonte: Prefeitura Municipal do Ipojuca


« Voltar