Solicitação de Boletim de Local de Acidente de Trânsito - BLAT

Ocorreu um acidente de trânsito dentro das vias municipais de Ipojuca e precisa registrar um Boletim de Local de Acidente de Trânsito (BLAT), veja como proceder:

Acidente sem vítimas: carro ainda funciona

Caso o veículo esteja funcionando, deve-se retirar o mesmo da via para não interromper o tráfego em seguida recolha todas as informações necessárias para o registro do boletim, como endereço (com pontos de referência), placa e dados do condutor se houver outro veículo envolvido, dia e horário do acidente, bem como realizar fotos dos veículos registrando os danos.

Acidente sem vítimas: carro não funciona

Por outro lado, se o veículo não estiver em condições de funcionamento, sinalize o local ligando o pisca-alerta e posicionando o triângulo em local visível a uma distância de no mínimo 30 metros do veículo acidentado. Retire todas as pessoas de dentro do veículo e procure um local seguro para tomar as providencias e aguardar o guincho. Por segurança, não tente remover o veículo por conta própria nessas condições.

Deve-se ligar para o número da CIDEM (Centro Integrado de Defesa Social do Ipojuca - Funcionamento 24h.) Contato: 81 9.9463-2859 (Aplicativo 153 Digital - Google Play store) ou da AMTTRANS - (Autarquia de Trânsito e Transporte do Ipojuca - Funcionamento das 8h.às 14h.) Contato: 3559-1326, para que uma viatura do órgão de trânsito vá ao local formalizar a ocorrência e ajudar na fluidez do trânsito. E não se esqueça de anotar as informações importantes do local e do outro veículo/condutor envolvido, além de registrar fotos dos danos.

E o Boletim de Ocorrência?

Em caso de acidentes sem vítimas ou em que não haja danos ao patrimônio público, não é necessário fazer o Boletim. Mas embora não seja obrigatório, o documento será exigido se você acionar a seguradora para cobrir o reparo ou entre com um processo de indenização na justiça. Mesmo se não tiver anotado todos os dados do outro veículo envolvido, faça o BLAT com as informações que possui.

Em acidentes sem vítimas, é possível fazer o BLAT pessoalmente na sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS) do Ipojuca. O atendimento para o serviço pode ser realizado na sede da Autarquia na Rua Manoel Gomes da Silva, nº 274, Nossa Senhora do Ó, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Boletim de Ocorrência sem vítimas - também pode ser registrado através da DELEGACIA PELA INTERNET - SDS/PE Link: https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia

BOLETIM DE OCORRÊNCIA - PREENCHIMENTO - PESSOA FÍSICA - FATO - LOCAL - ENVOLVIDOS - OBJETOS - FINALIZAÇÃO

Se o acidente ocorreu em uma rodovia federal (BR), procure a Policia Rodoviária Federal para fazer um Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). Também é possível fazer o BAT online se não houver vítimas. O prazo máximo para fazer a declaração eletrônica, de acordo com a PRF, é de 60 dias.

Acidente com vítimas

Se houver vítimas, é preciso acionar os serviços de emergência conforme a necessidade: Polícia Militar (ligue 190), Polícia Rodoviária Federal (ligue 191), SAMU (ligue 192) e Bombeiros (ligue 193). Informe o que ocorreu e o estado da vítima. Também é importante sinalizar e preservar o local, sem movimentar os feridos - um atendimento inadequado pode agravar os ferimentos.

E o Boletim de Ocorrência?

Quando houver vítimas, ainda que as lesões sejam leves, o Boletim é obrigatório e deve ser feito pessoalmente na delegacia de polícia mais próxima.