QUEM SOMOS

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Ipojuca - AMTTRANS é o órgão municipal de trânsito e transportes, integrante do Sistema Nacional de Trânsito, tendo sido criada pela Lei Municipal nº 1.727/2013, com as modificações da Lei Municipal nº 1734/2014 e Lei Municipal nº 1759/2014.

Tem a finalidade de executar as Políticas Municipais relacionadas ao Planejamento, Disciplinamento, Controle e Fiscalização de Trânsito, Transporte e Mobilidade, na forma do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

O Sistema de Trânsito é regularmente municipalizado em Ipojuca, estando a AMTTRANS conveniada com o CETRAN/PE e DETRAN/PE, além de estar em vias de firmar convênio com o Departamento de Estradas e Rodagens - DER/PE e com a EPTI.

PRESIDÊNCIA EXECUTIVA DA AMTTRANS - PRESIDÊNCIA

Compete à Presidência Executiva:

  • Administrar as atividades da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Ipojuca - AMTTRANS, tendo em vista seu objeto social e o interesse público que justificou sua criação;
  • Autorizar a abertura de licitação, homologar e adjudicar o seu resultado;
  • Celebrar e rescindir contratos e convênios;
  • Encaminhar, quando necessário, aos órgãos públicos especializados, informações relativas ao sistema municipal de Trânsito, transportes e mobilidade sob responsabilidade da AMTTRANS;
  • Atuar como autoridade municipal de Trânsito e transportes, de acordo com as atribuições conferidas pelo código de Trânsito brasileiro;
  • Planejar, propor e implementar políticas públicas de Trânsito, transportes e mobilidade para Ipojuca; e
  • Exercer outras atribuições inerentes ao cargo.

PRESIDENTE EXECUTIVO DA AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES:

 

 

Breve currículo - Capitão RR/PMPE, Advogado, Psicopedagogo, Gestor Ambiental, Gestor de Trânsito, Especialista em Planejamento e Gestão do Ensino Policial, Pós Graduando em Inteligência Policial e Mestrando em Educação (Foco no Ensino Jurídico). Exerceu cargos de Vereador (Amaraji), Assessor Parlamentar (ALEPE), Gerente Geral de Articulação (SEMAS-PE), Diretor de Recursos Florestais e Biodiversidade (CPRH), Gerente Geral do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI). Na seara do Trânsito, foi Gestor, Instrutor e Tutor em cursos de Agente de Trânsito e Comandou o Policiamento de Trânsito em 24 cidades da Zona da Mata Sul de Pernambuco.

 

George do Rego Barros  

 

 

ASSESSORIA JURÍDICA AMTTRANS - ASSEJUR

Compete à Assessoria Jurídica:

  • Acompanhar, junto aos órgãos responsáveis, os processos administrativos e judiciais de interesse da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Ipojuca- AMTTRANS;
  • Apoiar os gestores da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Ipojuca - AMTTRANS, de forma preventiva, na realização dos atos administrativos formais e para firmar o entendimento dos técnicos sobre temas relativos à legislação;
  • Assessorar a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Ipojuca - AMTTRANS, em matéria de direito;
  • Examinar e aprovar minutas de editais pertinentes à sua área de competência;
  • Assessorar a diretoria da presidência, em matéria de direito; e,
  • Exercer outras atividades correlatadas que lhe sejam atribuídas ou delegadas.

ASSESSORES JURÍDICOS:

 

Breve currículo - Advogado, Especialista em direito e processo do trabalho pela UFPE – 2018, pós-graduando em direito eleitoral, presidente da junta administrativa de recursos de infrações de trânsito.

 

Yuri Rafael Mayer Correia  

 

 

 

Breve currículo - Bacharelado em direito, advogada-OAB/PE, Pós-graduação lato sensu em direito previdenciário e seguridade social pela escola superior de magistratura trabalhista da 6º região, conciliadora formada pelo TRF 5° região.

Drª Letícia Colleen Andrade de Miranda   

 

DIRETORIA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - DAF

Compete à Diretoria Administrativo-Financeira:

  • Acompanhar a execução física dos contratos sob sua responsabilidade e o cumprimento de suas cláusulas;
  • Coordenar a elaboração e execução financeira de convênios e contratos;
  • Programar, organizar, orientar e coordenar as atividades financeiras e administrativas;
  • Coordenar a movimentação dos fundos;
  • Assinar, em conjunto com o presidente executivo, os documentos de execução orçamentária, financeira, contratual e outros instrumentos que gerem obrigações;
  • Realizar a gestão e controle administrativo de pessoal da AMTTRANS; e,
  • Desenvolver outras atividades correlatadas.

COORDENADOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO: 

 

Breve   Currículo – Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (FAJOLCA) e Pós Graduado em Gestão de Finanças pela INTERVALE.

José Amaro Soares Neto

 

 

 

ASSESSOR FINANCEIRO:  

 

Breve   Currículo - Bacharel em Direito e empresário, com curso em Direito Administrativo pelo ILB- Instituto Legislativo Brasileiro.

 

Carlos Alberto Medeiros Neto

 

 



 


DIRETORIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTES - DTT

Compete à Diretoria de Trânsito e Transportes:

  • Acompanhar a execução física dos contratos sob sua responsabilidade e o cumprimento de suas clausulas;
  • Articula-se com órgãos e entidades da administração federal, estadual, nos assuntos de sua competência;
  • Assessorar na formulação da política de trânsito e transportes definida para AMTTRANS e elaborar o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo;
  • Atuar preventivamente, junto aos responsáveis pela condução e aprovação de projetos de novos equipamentos urbanos geradores de tráfego, para minimizar os impactos no trânsito da localidade;
  • Avaliar e propor a implantação de novas tecnologias que proporcionem melhorias à gestão da mobilidade urbana;
  • Planejar, projetar, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança dos usuários da via, de acordo com o previsto na legislação de trânsito;
  • Gerir o Sistema de Transportes Públicos Municipais em todos os seus modais (Coletivo Municipal, Táxi, Buggy Turismo, Mototáxi);
  • Gerir o Sistema Municipal de Sinalização Viária, planejando implantação e manutenção;
  • Gerir o Setor de Corregedoria da AMTTRANS, realizando apurações quanto a conduta de servidores, sempre que demandado;
  • Exercer outras atividades correlatadas que lhe sejam atribuídas ou delegadas;

DIRETOR DE TRÂNSITO E TRANSPORTES:

Helmiton Francisco da Silva

Gerência de Trânsito:

Compete à gerencia de trânsito:

  • Articular-se com as demais unidades administrativas da AMTTRANS objetivando um melhor desempenho das atividades sob sua responsabilidade;
  • Assessorar no planejamento e na elaboração de políticas de estacionamento;
  • Coordenar a emissão de ordens de serviço para empresas contratadas, aprovar as medições dos serviços executados e encaminhar as respectivas ordens de pagamentos dos serviços realizados;
  • Coordenar e supervisionar a medição de obras e serviços de sinalização;
  • Coordenar o planejamento das atividades para implantação, manutenção e operação do sistema de sinalização semafórica;
  • Emitir pareceres e relatórios específicos, quando solicitados;
  • Executar outras atividades correlatadas que lhe forem atribuídas ou delegadas;
 
Hud Siqueira Epifanio  

 

Gerência de Transportes:

Compete à gerencia de transportes:

  • Acompanhar o desenvolvimento operacional dos serviços de transporte público, inclusive com verificações em campo e propor ajustes caso necessário;
  • Analisar e controlar os dados operacionais das linhas de transporte público coletivo do município;
  • Articular-se com os setores da AMTTRANS visando um melhor desempenho das atividades de suas responsabilidade;
  • Articular-se com outros órgãos/entidades afins ao sistema de transporte público, com o objetivo de celebrar convênios de cooperação técnica para o desenvolvimento de atividades correlatas ao gerenciamento do transporte;
  • Supervisionar o processo de expedição de alvarás, permissões, autorizações e concessões dos serviços de transporte público;
  • Cumprir e fazer cumprir a legislação vigente dos serviços de transporte;
  • Executar outras atividades correlatadas que forem atribuídas ou delegadas;

 

 
Josimar Antonio  


DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E TRANSPORTES E MOBILIDADE - DETTM

Compete à Educação para o Trânsito e Transportes e Mobilidade:

  • Planejar a implantação da política de educação para o trânsito, transportes e mobilidade;
  • Coordenar e supervisionar projetos de educação para o trânsito, transportes e mobilidade;
  • Elaborar estudos para adoção de medidas de educação e prevenção sobre acidentes de trânsito e suas causas;
  • Promover e coordenar campanhas de educação de trânsito, transportes e mobilidade;
  • Articular-se com os demais setores da AMTTRANS, objetivando um melhor desempenho das atividades sob sua responsabilidade;
  • Qualificar o pessoal da AMTTRANS e Agentes Municipais de Trânsito;
  • Articular ações de Educação para o Trânsito, Transportes e Mobilidade com as redes de ensino;
  • Gerir a Ouvidoria da AMTTRANS, ouvindo o público interno e externo e dando os retornos necessários;
  • Executar outras atividades correlatadas que lhe forem atribuídas ou delegadas;


DIRETOR DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO E TRANSPORTE
 

 

Breve   Currículo - Empresário, Ouvidor da Autarquia de Trânsito, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na seara do trânsito, já atuou como coordenador, instrutor e tutor de curso de Agente de Trânsito.  

Felipe Anselmo Pinheiro   

 

 

 


EDUCADOR EM TRÂNSITO:

 

Breve currículo - Bel. Teologia, Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia.Formação em Coaching.
Experiência: Educador em Trânsito, Instrutor do Curso de Oratória e Capelania Hospitalar.

Alandreck Caetano da Silva  

 

 

COORDENADORIA DE ATENDIMENTO

Compete à Coordenadoria de Atendimento:

  • Realizar o atendimento direto ao público, recebendo suas demandas;
  • Encaminhar as demandas recebidas aos setores competentes na AMTTRANS;
  • Arquivar e manter em ordem a documentação relativa a modais de transportes, operadores e permissionários;
  • Receber e dar encaminhamento a requerimentos;
  • Expedir documentos conforme chancela da Presidência da AMTTRANS;
  • Desenvolver outras atividades correlatadas;

 

Breve currículo - Bacharel em Administração pela Faculdade dos Guararapes.

Edilma Régis   

 

COORDENADORIA DE ESTATÍSTICA - CE

Compete à Coordenadoria de Estatísticas:

  • Coordenar os trabalhos de coletas de dados, através de instrução e da verificação desse trabalho, elaborando os processos e elementos de coleta;
  • Analisar os dados estatísticos e determinação de fenômenos, por meio de levantamento e exame dos elementos encontrados;
  • Articular-se com os demais setores da AMTTRANS, objetivando um melhor desempenho das atividades sob sua responsabilidade; e
  • Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

 COORDENADOR DE ESTATÍSTICAS 

 

Breve currículo - Guarda civil municipal, técnico em segurança pública, agente de trânsito, instrutor de técnicas operacionais de rondas municipais (ROMU), condutor de veículos de emergência, agente de defesa civil.
Diego Alves Calado  

 

 

COORDENADORIA DA COMISSÃO DE DEFESA PRÉVIA - CDP

Compete à Coordenadoria de Defesa Prévia:

  • Representar a Comissão de Defesa Prévia perante qualquer entidade;
  • Estabelecer incumbências pertinentes a ´Comissão;
  • Realizar inspeção direta em todos os documentos e na distribuição de processos;
  • Controlar a entrega e recebimento de autos de infração;
  • Julga, Deferindo ou Indeferindo Recursos de Infração em sede de Defesa Prévia à AMTTRANS;
  • Catalogar e cadastrar no sistema DETRAN/PROTWIN as infrações lavradas nos autos de infrações.
  • Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.

 COORDENADOR DE DEFESA PRÉVIA - CDP 

Breve currículo - Guarda civil municipal, técnico em segurança pública, agente de trânsito, técnico em mecânica industrial (IFPE),2º período curso superior em segurança pública Faculdade ESTACIO, Professor de defesa pessoal federado (federação pernambucana de Jiu-Jitsu), instrutor de conduta de Patrulha.
Ulysses Ferreira da Silva  

 


COORDENADORIA DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÃO - JARI

Compete à Coordenadoria da Junta Administrativa de Recursos de infração - JARI:

  • Representar a JARI perante qualquer entidade;
  • Estabelecer as incumbências pertinentes à coordenadoria da JARI;
  • Apresentar à autoridade de trânsito relatório anual de atividades;
  • Remeter ao CETRAN os recursos interpostos contra as decisões da JARI, com as informações necessárias;
  • Realizar diligência, quando necessário, para averiguar possíveis inconsistências na lavratura dos autos de infração;
  • Julgar os recursos que lhe forem interpostos; e,
  • Executar outras tarefas compatíveis com as exigências da função.

COORDENADOR DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÃO - JARI:

 Guilheme Epitácio